Blog

Conheça 10 alimentos ricos em proteína vegetal

grãos variados

Alimentos ricos em proteína vegetal são uma ótima opção para deixar a sua refeição mais saudável. Além de serem alimentos muito variados, possuem diversos nutrientes e são práticos e fáceis de serem inseridos na dieta. São excelentes opções para absorvermos esse poderoso nutriente no organismo. Conheça 10 vegetais que possuem proteínas e os seus benefícios para a saúde!

Lentilhas
As lentilhas são uma ótima forma de aumentar o consumo de proteínas, além de serem fonte de minerais. São ricas em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, são muito eficazes no tratamento da anemia por possuir alto teor de ferro. A alta quantidade de fibras presente no vegetal melhora o trânsito intestinal, alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga.

Soja
A soja traz uma série de benefícios para a saúde. O grão ajuda na diminuição dos níveis de colesterol ruim e auxilia a aumentar os níveis do colesterol bom. Também possui isoflavonas, substância que ajuda a reduzir os efeitos da menopausa e combater a perda da massa óssea.

Quinoa
Uma das melhores fontes de proteína do reino vegetal, a quinoa fornece uma fonte completa de proteínas de qualidade podendo ser comparada ao leite. Além de possuir todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa, a quinoa é fonte de cálcio, ferro, ômega 3 e 6. Além disso, possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

Amendoim
O amendoim é um alimento extremamente rico em gorduras, proteínas e possui baixa carga de carboidratos. Auxilia na redução do mau colesterol, previne doenças coronárias e melhora o perfil lipídico no sangue.

Ervilhas
As ervilhas, além de serem abundantes em proteínas, contêm fibras, que são importantes na promoção da saciedade, auxiliando no emagrecimento. Suas propriedades ajudam também a diminuir os níveis de colesterol ruim e de açúcar no sangue.

Grão-de-bico
O grão de bico possui alta quantidade de proteínas e melhora o humor, graças ao triptofano presente em sua composição. Além disso, apresenta grandes porções de ferro e de fibra, auxiliando na redução do colesterol. O grão de bico também ajuda a impedir que os níveis do açúcar no sangue subam rapidamente após as refeições.

Chia
A semente de chia tem em sua composição ômega 3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. É considerada um superalimento com diversos benefícios para saúde, que incluem a melhora do trânsito intestinal, melhora do colesterol e até a diminuição do apetite.

Gergelim
Fonte de muitos nutrientes, como ferro, cálcio, tripfotano, fibras, cobre, magnésio, vitaminas do complexo B, fósforo e proteínas. O gergelim traz muitos benefícios para a saúde, como o combate da anemia, a prevenção de doenças cardiovasculares, além de ser um forte aliado no emagrecimento.

Semente de girassol
As sementes de girassol são uma grande fonte de vitamina E, que combate o envelhecimento precoce. Ricas em magnésio desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares. Também é uma excelente fonte de selênio, que ajuda na prevenção do câncer.

Tofu
Ótima opção de fonte de proteínas, o Tofu é um subproduto da soja que traz uma série de benefícios para saúde, incluindo a diminuição do risco de câncer, anemia e osteoporose. Reduz os níveis de colesterol e promove a manutenção da saúde cardiovascular.

Uma alimentação saudável é a principal forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Em nosso cardápio oferecemos as melhores combinações de proteínas e nutrientes para ajudar você a se alimentar bem e com saúde. Conheça o jeito Saladices de ser saudável!