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Conheça os alimentos que combatem a ansiedade

Salmão, verduras e castanhas

A ansiedade pode atrapalhar a rotina de qualquer pessoa, seja no trabalho, estudos ou alimentação.

Geralmente, pessoas ansiosas acabam ingerindo comidas muito calóricas sem horários específicos, ou passam grandes períodos sem se alimentar e fazem grandes refeições no final do dia. Esses hábitos contribuem no aumento de peso, além de prejudicarem a saúde devido à falta de nutrientes.

Por isso, listamos alguns alimentos que podem ajudar a combater a ansiedade. Você pode incluí-los em sua dieta regularmente e, com certeza, verá os benefícios.
Confira:

Ovos, leites e derivados magros

Esses alimentos são excelentes fontes de triptofano, aminoácido que diminui os sintomas de ansiedade. Quando chega ao cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

Frutas cítricas

A vitamina C, presente nas frutas cítricas, reduz a secreção de cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade. Elas também promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.

Alface

O alface é rico em lactucina e folato, substâncias que previnem a depressão e confusões mentais, atuando no organismo como calmantes.

Cacau

O cacau é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina. Além disso, o fruto possui teobromina e tiramina que ajudam na concentração. Em sua composição também é encontrada a feniletilamina, responsável pela sensação de bem-estar, felicidade e inibição do apetite.

Banana, açaí, tomate, ovos e grão de bico

Esses alimentos auxiliam no combate da depressão e aliviam os sintomas da ansiedade. Isso acontece devido ao alto teor de triptofano que eles contém, colaborando com a produção de serotonina.

Castanhas, nozes e amêndoas

Contém boa dose de magnésio, que ajuda a converter o triptofano em serotonina.

Peixes e carnes magras

As carnes e peixes contêm um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade de forma natural.

Batata doce

A batata doce é rica em nutrientes, como as vitaminas C, D e B6, além do ferro e do magnésio. Ela é um excelente alimento utilizado no combate da ansiedade e do estresse. Colabora para manter o coração saudável ao reduzir a homocisteína no corpo. O magnésio e ferro presentes no vegetal agem como elementos anti-estresse, melhorando tanto o sistema digestivo quanto o imunológico.

Abacate

Os abacates são ricos em 14 minerais e ácidos graxos essenciais, muito benéficos para saúde. O abacate também é rico em vitamina B, que ajuda a desenvolver as células nervosas e cerebrais saudáveis, além de ajudar no aumento da produção de serotonina.

Incluir esses alimentos na sua alimentação pode trazer uma melhora significativa nos sintomas da ansiedade, mas não deixe de consultar um médico especialista e seguir o tratamento indicado por ele.

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