Blog

Final de ano: Como fazer uma dieta detox após as festas?

Tábua com verduras, ovos, carne e grãos

Durante as festas de final de ano, é comum exagerarmos nas refeições, consumindo muito açúcar, gordura, álcool e demais substâncias prejudiciais, o que atrapalha o bom funcionamento do corpo.

Saiba como ajudar seu organismo a reduzir os excessos do final de ano e entrar em 2018 com mais saúde.

Por quê fazer um detox?

Nessa época, grande parte da nossa dieta, especialmente nas festas, consiste em alimentos processados e com uma grande adição de conservantes. Estes aditivos químicos são pobres em nutrientes e acabam sobrecarregando o funcionamento do sistema digestivo.

“Desintoxicar” o corpo através de uma alimentação saudável ajuda a equilibrar o fígado, metabolizando e armazenando os nutrientes de forma adequada.

Sinais de que você precisa de uma dieta detox

Cansaço excessivo, insônia, dificuldade na digestão, mau funcionamento do intestino e excesso de gases são alguns dos sintomas de que o seu corpo está sobrecarregado de toxinas.

Outros sinais são a retenção de líquido, a falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso. Se você tem observado algumas dessas características vale a pena experimentar uma dieta detox.

O que é uma dieta detox?

Olhando à primeira vista, ela não tem muita diferença de qualquer outra dieta. Mas, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, o segredo é apostar em alimentos naturais e excluir os industrializados, principalmente laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e o álcool.

O que incluir na alimentação?

Frutas e legumes, preferencialmente orgânicos, são as melhores opções para fazer um bom detox, aliados com produtos à base de grãos integrais, sem conservantes adicionados.

Recomenda-se também a ingestão de muito líquido durante a desintoxicação, mas é importante que os sucos sejam batidos ou espremidos na hora, evitando os aditivos químicos.

Carnes magras, oleaginosas, cereais, leguminosas e sementes são outros itens essenciais para um bom detox. Outra dica é caprichar nos temperos naturais, como alho, cebola, alecrim, gengibre, curry e ervas frescas.

Benefícios

Aumento da energia, sistema imunológico mais forte e a perda de peso são os principais benefícios para quem faz uma dieta detox. Também pode deixar a pele e o cabelo mais saudáveis, reduzir as acnes e celulites, além de melhorar o hálito e o sono.

Como manter esses benefícios no dia-a-dia?

Ao eliminar as toxinas, o sistema digestivo se restabelece, fazendo com que você se sinta mais leve e disposto. Depois de fazer uma dieta detox é recomendável seguir uma alimentação saudável para que seus benefícios sejam mantidos por mais tempo.

Quer incluir mais saúde no seu cotidiano com um cardápio leve e equilibrado, através de produtos naturais e funcionais? O Saladices pode te ajudar nessa! Conheça nosso cardápio completo e garanta uma alimentação saudável e prática em todas as refeições do seu dia-a-dia.