Blog

7 dicas para melhorar sua concentração e memória

Pessoa sentada pensando com bicicleta de fundo

O estresse, a ansiedade e a depressão são os principais fatores que prejudicam a memória e a concentração. Quando o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, é liberado em excesso pode causar a diminuição do hipocampo, a região do cérebro onde guardamos nossas lembranças e conhecimentos. Por isso, trouxemos algumas dicas simples de implementar para melhorar sua atenção e memória. Confira!

Faça exercícios

Os exercícios físicos melhoram e protegem a função cerebral. Pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de sofrer com doenças neurodegenerativas. Os exercícios, como a caminhada, corrida, natação e dança contribuem para a saúde cardiovascular também podem te ajudar a melhorar a memória.

Evite o álcool e o cigarro

Ingerir álcool a longo prazo pode causar a redução do tamanho do cérebro. Já o cigarro, favorece isquemias cerebrais, podendo a longo prazo, gerar problemas cognitivos.

Cuide de seu sono

Durante o sono, o cérebro realiza uma série de processos que melhoram seu rendimento no dia seguinte, processando melhor as informações. Dormir bem nos ajuda a melhorar a memória de longo prazo.

Procure dormir em locais tranquilos, sem distrações durante a madrugada que te façam acordar e interromper o curso regular do sono. Também é importante ter uma regularidade quanto ao horário em que você vai dormir e acordar todos os dias.

Exercite seu cérebro

Experimente novos sabores, texturas, cheiros e frequente locais que você não costuma ir. Tente mudar algo na sua rotina, fazendo um caminho diferente para o trabalho, por exemplo.
Você também pode estimular seu cérebro com jogos, tocando um instrumento ou praticando esporte novo.

Ambiente tranquilo

Outra recomendação é evitar distrações ao realizar uma tarefa, focando totalmente a sua atenção para fazer uma memorização mais profunda. Trabalhar ou estudar em ambientes silenciosos, bem iluminados e organizados ajuda a memorização e concentração.

Evite os medicamentos para dormir

Alguns remédios para dormir podem afetar a capacidade de memorização, dependendo da quantidade utilizada. A recomendação é procurar orientação profissional.

Alimentação

Uma dieta rica em Ômega-3 e antioxidantes é importante para a saúde do cérebro e para ter uma boa memória. As vitaminas B6 e C também são importantes. A B6 atua no sistema nervoso central, ajudando o cérebro a produzir os neurotransmissores, vitais ao seu funcionamento. Ela pode ser encontrada na carne vermelha, grãos integrais, batatas, vegetais verdes e no milho. Já a vitamina C participa da atividade química dos neurônios, sendo importante para a memória e para a concentração. Boas fontes de vitamina C são as frutas cítricas, a acerola e o kiwi.

Uma alimentação saudável, rica em frutas e nutrientes, além de melhorar a memória e a concentração traz inúmeros benefícios para o organismo. Conheça o Saladices! Nosso cardápio tem várias opções para você desfrutar de muito sabor e ao mesmo tempo cuidar de sua saúde.